Dia Mundial do Diabetes
No dia 14 de novembro é celebrado o dia mundial do diabetes, pensando nesta data o Residencial Santa Cruz prepara um texto para conscientizar amigos e familiares dos nossos residentes a se prevenirem desta patologia que agrava milhões de pessoas todos os anos. O objetivo do Residencial Santa Cruz é alertar para o impacto do diabetes, evidenciar a importância da prevenção, favorecer e possibilitar aos portadores da doença uma melhor qualidade de vida, além de promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas adequadas de tratamento.
O Diabetes Mellitus é uma doença causada pela falta de insulina no organismo, hormônio produzido pelo pâncreas que controla a quantidade de glicose no sangue. A não produção da insulina ou sua produção ineficaz ou insuficiente faz com que o nível de açúcar no sangue fique excessivamente elevado.
Os alimentos que ingerimos diariamente são nossa principal fonte de energia, é por meio deles que a glicose é obtida. O organismo precisa da insulina para conseguir metabolizar e quebrar a glicose adquirida. A pessoa com diabetes tem um déficit na metabolização, caracterizando altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente, o que pode provocar danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Tipo 1: O sistema imunológico ataca e destrói as células do pâncreas que são produtoras de insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% das pessoas com diabetes, sendo mais frequente em jovens e crianças.
Tipo 2: O organismo desenvolve uma resistência à insulina. O corpo não produz uma quantidade suficiente do hormônio ou existe uma incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Ocorre em cerca de 90% das pessoas com diabetes, sendo mais comum em adultos ou em pessoas acima do peso, sedentárias e sem hábitos saudáveis de alimentação.
Alguns sintomas característicos que podem indicar a presença da doença são: fome frequente; sede intensa; desânimo; sonolência; fraqueza; tontura; perda de peso; urina em excesso, dificuldade na cicatrização de feridas e infecções frequentes. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de diabetes, portanto, busque uma avaliação e um diagnóstico médico.
Para prevenção e tratamento, as pessoas com diabetes devem comer de forma saudável e equilibrada, priorizando a ingestão diária de verduras, legumes e frutas, preferencialmente crus, por possuírem muitas fibras. Contudo, as frutas devem ser consumidas em quantidades específicas ao longo do dia.
É importante controlar o consumo de doces, massas e gorduras, pois os carboidratos têm grande efeito nos níveis de açúcar no sangue. A prática de atividade física também é importante, pois ajuda a controlar a glicemia, a manter o peso saudável e a controlar o estresse. Ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável é primordial para a prevenção e o controle do diabetes.
Referências Bibliográficas: